Vinho azul, vais experimentar?

Vinho azul, vais experimentar?

Não é uma questão de tom. Não é que algumas pessoas digam que é azul e outras avermelhado.

É notoriamente azul. De um grau de transparência equivalente aos rosés mais claros e eléctrico e vibrante na cor.

Anseio pelas opiniões daqueles que fazem das provas a sua vida. Nada deve fazer sentido depois disto, começando pela cor. Trocar Rubi por Lápis-Lazuli, é uma coisa espantosa. Blasfémia, anti-natura, outros epítetos semelhantes é o que me ocorre.

Destinado a uma população jovem, urbana, não consumidora de vinho, tem tudo para conquistar o mundo. Nós que até já tínhamos duas cores a mais do que todos os outros para além de tinto, branco e rosé (que são a verde e o verde-tinto, embora não sejam bem cores, mas isso seria uma enorme discussão), ganhamos agora mais uma.

A engenharia e marketing por trás desta criação pouco ortodoxa, são também elas pouco tradicionais como mínimo:

“Tenta esquecer tudo o que sabes sobre o vinho. Tenta esquecer as centenas de denominações de origem de vinhos protegidas, os padrões de serviço complexos e exigentes e tudo o que o sommelier disse numa degustação a que foste convidado. Esquece tradições e esquece que estamos a falar do líquido que representa o sangue de Cristo na igreja.” É isto que dizem sobre o produto.

Sobre os criadores:

“A equipa Gïk é composta de jovens sem qualquer tradição no vinho. Eles estão em seus vinte anos e não têm nenhuma experiência anterior. Eles não têm horários fixos. O seu escritório é o mundo. Não há pessoas de negócios, mas criadores: designers, programadores, artistas e músicos. Eles trabalham sem hierarquia; horizontalmente.”

A ficha “anti-técnica” criada continua: A harmonização refere sushi, nachos e guacamole, molho tzatziki, carbonara e salmão fumado.

A sinestesia proposta é esta:

Alt J - Left Hand Free (Lido Remix)
Hayden James - There’s Something About You
Minus the Bear - Pachuca Sunrise RL Grime
What So Not - Tell Me
James Blake - Stop What You’re Doing
Fryars - Cool Like M

A passar em breve, no Honorato, 100 montaditos, Frankie Hot Dogs e Popolo

Disponível para todos em www.vinhoazul.pt

Livros de comer: Fabrico Próprio

Livros de comer: Fabrico Próprio

Cinema & Gastronomia (4 de 4)

Cinema & Gastronomia (4 de 4)