Cinema & Gastronomia (4 de 4)

Cinema & Gastronomia (4 de 4)

Se a escrita consegue por vezes descrever tão bem aquilo que se come e o que se sente, o cinema não lhe fica atrás. Não havendo ciclos dedicados a esta temática por cá, há que a explorar em modo privado e partilhar.

O ciclo é composto por 4 sessões:
Servida a 03 de Julho de 2016 (inserir link), na entrada encontram-se 8 filmes dos que mais aprecio, daqueles que me fizeram gostar ainda mais de comer, de querer perceber sobre determinada região, ou sobre uma preparação.
O Prato de peixe, foi servido a 10 de Julho de 2016 (inserir link), composto por 8 filmes mais comerciais, fáceis de apreciar, como qualquer domingo requer.
Depois serviu-se a carne a 17 de Julho de 2016 (inserir link), que premeia 8 exercícios de auto-afirmação: publicações de “chefs”, para gáudio da sua legião de fãs, para compreensão daquilo que fazem, para memória futura do expoente que cada um representa perante os seus pares.

Hoje encerra-se o ciclo com a sobremesa, apresentando 8 documentários quase obrigatórios para compreender a indústria, os nichos de consumidor, o desenvolvimento de conceitos e posições que fazem pensar.

City of Gold (2015)
Sobre o crítico gastronómico do Los Angeles TImes, Jonathan Gold, a perda do seu anonimato, e a riqueza gastronómica da cidade onde habita. Sobre o acto de criticar e o impacto que isso pode ter sobre a indústria. 


Café Nagler (2015)
Uma família judaica detinha um grande café em Berlin nos anos '20.
Esse café como grande parte da cidade e da família dos proprietários desapareceu. Uma neta, tenta reencontrá-lo, numa cidade que aparentemente nunca ouviu falar dele. 


Three Stars (2010)
Como se faz um restaurante que entre dentro do esquema Michelin? Como funciona o guia e todo o secretismo que envolve os seus agentes?


Pressure Cooker (2008)
Masterchef, TopChef e Iron Chef, são programas entertenimento televisivo. Pressure Cooker, é sobre uma escola de artes culinárias e acompanha três dos seus alunos, na caminhada em direcção a uma viabilidade profissional que eles nunca iriam conseguir obter de outra forma. 


The Search For General Tso (2014)
E se...um prato chinês servido no Ocidente, nunca tivesse existido no Oriente? A busca da origem pela galinha do General Tso, a versão norte-americana do frango agri-doce. 


Super Size Me (2004)
Um dos primeiros documentários sobre comida a ter um impacto mundial. Morgan Spurlock decide comer durante 30 dias apenas e só produtos da marca McDonald's. Os resultado na sua saúda são os expectáveis: maus. 


A Matter Of Taste (2011)
A história de Paul Librandt, jovem chefe, ascensão e queda. A pressão da sociedade, o que é requerido para entrar no sistema. 


Food, Inc. (2008)
E se a produção alimentar for uma indústria? Se o objectivo não for o interesse do consumidor, mas produzir maior, mais rápido, aumentando a margem de lucro?


Vinho azul, vais experimentar?

Vinho azul, vais experimentar?

 LOB: “Idiomas pobres não diferem entre lagosta e lavagante”

LOB: “Idiomas pobres não diferem entre lagosta e lavagante”